sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ideiascom



Nascida do desejo de 2 professores (este que vos fala e o professor Raul Motta, de artes) e 10 alunos (Kevin, Bruno, Lara, Rosina, Nicolly, Gabriel, Jonathan, Victoria, Marcele e Pedro Lucas) da Escola Municipal Affonso Penna, ávidos pela realização de atividades as mais diversas fora do espaço da sala de aula, a oficina "ideiascom" fez seu primeiro encontro no dia 03/09/2010, e voltou a se reunir hoje, 10/09/2010.

A oficina é livre. Participa quem quer. E ela se torna interessante por causa disso. A nós, professores, ela permite um contato mais próximo com os alunos, dos quais passamos a conhecer os interesses e produção cultural e artística. Aos alunos, ela oferece um movimento oposto ao que se vê geralmente nas escolas. Ao invés de "servirem" à escola realizando trabalhos que não são do seu interesse, sendo massacrados por provas e por vezes recebendo tratamento pouco digno por parte dos professores, os alunos passam a se servir da instituição escolar, da qual utilizam o espaço físico, os professores (sim, sou e desejo seu usado pelos alunos), os aparelhos tecnológicos (computadores, tvs, copiadoras, etc) e o nome da instituição.

À recém-nascida oficina "ideiascom", meus votos de vida longa! Espero que este espaço - onde alunos e professores têm funções diferentes, mas não hierarquizadas - seja de grande proveito para que os alunos exerçam toda a sua criatividade, descubram muitas coisas novas, aprofundem-se em outras, e, sobretudo, divirtam-se com todas.

A mim, enquanto professor, espero me divertir, ensinar e aprender com os colegas da oficina. Se nossos encontros forem tão proveitosos como estes dois primeiros, minha satisfação estará garantida.

OBS: Bem vindo, Yuri!

Um comentário:

  1. É isso, Arthur!
    A propósito: lembrei que tinha um perfil aberto e nunca usado no Flickr e resolvi aproveitar o momento para inaugurá-lo com as fotos dos nossos dois primeiro encontros - o link é:
    http://www.flickr.com/photos/organize/?start_tab=sets
    Abraços... e vida longa & produtiva pra IdeiasCOM!!!

    ResponderExcluir