terça-feira, 31 de maio de 2011

A Revolução Russa no mundo contemporâneo.

Este post inaugura uma nova fase do blog, na qual serão publicados aqui resultados expressivos de trabalhos realizados sob a minha supervisão por diversos alunos com os quais aprendo história. E esta nova fase não poderia ser inaugurada de uma forma melhor. Apresento aqui o excelente trabalho sobre a Revolução Russa realizado pelos alunos Henrique Araújo e Matheus Andrade do nono ano do Colégio Maria Raythe. Aqui, além de apresentarem de forma concisa o que foi a Revolução Russa, Henrique e Matheus realizam uma reflexão bastante bem construída sobre a importância deste movimento para a história contemporânea.

Boa leitura!

A Revolução Russa no mundo contemporâneo



A Revolução Russa, 1917



A Revolução Russa



A Revolução Russa de 1917 ocorreu no momento em que o país estava envolvido na Primeira Guerra Mundial, mas as suas causas, para além da campanha desastrosa na guerra, foram a crise econômica, a instabilidade política e o descontentamento social que já estavam presentes na Rússia antes mesmo do conflito. Os principais capítulos deste aumento da tensão na sociedade russa do início do século foram o Domingo Sangrento, episódio no qual mais de 2 mil pessoas fizeram uma manifestação pacífica e foram massacradas pelas tropas do czar, a revolta do encouraçado Potemkim e o fortalecimento de vários grupos de oposição, como o Partido Social Democrata - que foi dividido em dois grupos: os bolcheviques e os mencheviques - e o Partido Anarquista.

Em 27 de março de 1917, uma revolução comandada pelos mencheviques tirou à força o czar Nicolau II do trono. Com a monarquia extinta, dois líderes socialistas bolcheviques voltaram à Rússia para tentar implantar o socialismo naquele país: Lenin e Trotsky. Enquanto os sovietes eram liderados por Lenin, Trotsky organizou um exército formado por trabalhadores e bolcheviques, chamado de Guarda Vermelha.

Em 6 de novembro iniciou-se a Revolução Bolchevique (também chamada simplesmente de Revolução Russa). Os operários tomaram vários pontos da cidade de São Petersburgo e cercaram a sede do governo, forçando Kerenski, líder dos mencheviques, à renúncia. Logo após a revolta, os sovietes escolheram os membros do Conselho dos Comissários do Povo. Em novembro de 1917, Lenin foi nomeado chefe de governo. Era, dessa forma, erguido o novo governo russo.



A Revolução Russa na contemporaneidade



Na política de hoje, o termo revolução se refere a movimentos e acontecimentos que acabam mudando a ordem social, econômica e política de um país, nação ou mesmo de todo o planeta. Foi o que ocorreu na Rússia, que eliminou as classes sociais, mudou seu tipo de economia, e alterou totalmente sua forma de governo, deixando de ser um império para tornar-se uma República Socialista. O novo governo russo teve sua economia e política baseadas nas ideias socialistas de Karl Marx e Friedrich Engels. Eles defendiam a ideia de que a luta de classes era o motor da história. Também acreditavam que a igualdade só aconteceria após o confronto entre exploradores e explorados, com vitória dos últimos e o domínio do Estado pelos operários, que transformariam o sistema capitalista em socialista e construiriam uma nova sociedade sem divisões de classes, o que foi colocado em prática na Rússia a partir de 1917.

A Revolução Russa foi a primeira no mundo a materializar as ideias socialistas, abolindo a propriedade privada. Além disso, houve o fortalecimento dos movimentos operários, a criação de partidos comunistas em todo mundo e o fortalecimento da bipolaridade ideológica: capitalismo (poder do mercado) x socialismo (poder do Estado).

Após a Rússia, vários países adotaram o socialismo, como a Mongólia e os países da Europa oriental: Iugoslávia, Hungria, Alemanha Oriental, Polônia, Bulgária, Tchecoslováquia e Albânia. Posteriormente, outros países também aderiram ao socialismo: China, Cuba, Vietnã, Camboja, Laos, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, entre outros. Embora a União Soviética tenha sido o modelo desse bloco de países, o socialismo não se aplicou da mesma forma em todos eles.

http://www.youtube.com/watch?v=3HWyK7bkGy4
Lenin discursando: O que é o poder soviético?

Fontes:

www.mundovestibular.com.br
www.cienciamao.usp.br
www.aticaeducacional.com.br
Livro História Moderna e Contemporânea – Volume Único – Ed. Ática, 2008.
Livro Panorama da História – 8º e 9º ano – Editora IBEP, 2006 e 2010.

Henrique Araújo e Matheus Andrade

2 comentários:

  1. Brigadão pelo reconhecimento professor!!
    Parabéns e muito sucesso para o seu blog!!
    Abraços!
    Henrique

    ResponderExcluir
  2. O trabalho é ótimo! Eu é que agradeço a você e ao Matheus por terem feito um trabalho de qualidade e por terem me autorizado a publicá-lo aqui.

    ResponderExcluir